Giovanni Botelho Colacicco

Disciplina:

Contabilidade de Custos, Contabilidade Gerencial e Controladoria.


Área de Atuação Profissional:

Na Empresa: Contabilidade de Custos, Orçamento, Planejamento Estratégico, Controladoria, Conselho de Administração.

Autônomo: Consultoria de modo geral – Foco em redução de Custos, gestão empresarial, foco em resultado.


Mini Currículo:

Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP (2006), Graduado em Ciências Contábeis também pela PUC-SP (2002) com Título de Mérito conferido pelo Conselho Regional de Contabilidade CRC-SP.

Atualmente atua como Gerente Executivo e Coordenador dos Cursos Relacionados a Finanças e Logística da Integração Escola de Negócios. Ex-membro do CRC-SP Jovem. Palestrante, Professor do Departamento de Ciências Contábeis da PUC-SP, em diversas disciplinas ligadas a Contabilidade de Custos. Criador de metodologia própria do ensino da contabilidade para não contadores - formou mais de 50 turmas no Brasil e no Exterior.

Ex- Coordenador de MBA da PUCSP e da UFRJ dos Cursos de Contabilidade e Controladoria. Atuou na Controladoria de empresas de médio e grande porte, sendo uma de suas passagens pela Controladoria da Holding do Banco Itaú S/A.


Visão do Docente:

O Registro no CRC é importante para todo profissional da contabilidade. É o documento lhe dá legitimidade para atuar, assim como a OAB legitima a atuação do advogado. Cada vez mais as empresas exigem o registro do profissional contábil, para a contratação. Uma vez querendo atuar de forma autônoma, o profissional de contabilidade sem CRC, também não consegue constituir sua empresa com foco contábil se não tiver o registro no Conselho. Logo, sua empresa não será reconhecida em nenhuma especialidade da ciência, ficando desacreditada perante aos clientes.

A primeira vez que entrei no CRCSP em dezembro de 2002, foi para receber um prêmio de Mérito como o melhor aluno em Ciências Contábeis da PUCSP, formado naquele ano. Isso me deixou muito envaidecido e só depois pude perceber a importância desse Prêmio na minha carreira. O prêmio me ajudou e incentivou a continuar estudando, me tornar Mestre em Contabilidade e construir uma rede de relacionamento profissional, que me projeta e cria oportunidades de trabalho. Tenho meu Registro no CRC e frequento o conselho desde 2002. Lá me sinto em casa, e além de receber muito aprendizado, posso encontrar amigos e discutir questões ligadas à nossa profissão.


Sobre a disciplina:

As empresas de modo geral, apresentam oportunidades de melhorias nos seus processos de gestão. Os Brasileiros na sua maioria são reconhecidos como um povo que possui um senso empreendedor aguçado. Mas isso não é suficiente para tornar um empreendedor um empresário bem sucedido. O que falta nas empresas é alguém que domine conhecimentos técnicos de Gestão como o da Contabilidade de Custos, Contabilidade Gerencial e Controladoria. São esses profissionais que irão, de forma sistêmica e técnica, gerar informações importantes para os tomadores de decisão. Não se faz gestão de nada que não se controla. Quem domina esses assuntos, torna-se um profissional objeto de desejo de muitos empresários que visam grandes resultados.

Unidade

Central de Atendimento